Lembro-me da brincadeira de criança que e eu participava com meus irmãos na comunidade rural de campestre. Nós pegávamos um balão, uma destas bexigas simples de plástico, a enchíamos e procurávamos mantê-la no ar por um bom tempo. Batíamos com as mãos, com a cabeça e até com as pernas e os pés.
Um certo dia resolvemos escrever palavras no balão. Palavras que significassem alguma coisa. As palavras que escrevemos eram: muitos brinquedos, muitos bombons, alegria, boas festas, feliz natal, e por aí afora.
Lembro-me que cada um de nós procurava manter o balão mais alto que os outros.
Éramos uma família de onze irmãos, todos muito amigos e com uma intensa luta no campo.
Hoje, após aplicar esta dinâmica em algumas palestras motivacionais, aprimoramos a escrita das palavras, incentivando as pessoas que participam a escreverem os seus desejos e sonhos em seus balões.
Nossos sonhos, projetos e desejos de realização devem ser escritos em um balão imaginário, mental e espiritual, para que possamos sempre nos lembrar de mantê-los no ar. Quem não se esforça nos dias de hoje para manter o seu balão elevado, com certeza vai vê-lo no chão sendo pisoteado e estourado facilmente. É por isso que encontramos pessoas muito infelizes, sem sonhos ou com o balão murcho.
Pule, bata forte no balão dos teus sonhos. Faça deles uma brincadeira de criança. Se você não mantiver teu balão elevado, quem o irá manter? Percebe que sobra para cada um de nós manter o balão da vida elevado. E se não estivermos constantemente batendo no balão ele não se mantém elevado. E não dá pra encher o nosso balão de gás artificial, pois assim ele sumirá no espaço, fugindo de nós. Cada um deve dar o seu gás motivacional pessoal para manter o próprio balão elevado.
Faça isto, brinque agora, encha um balão com o teu sopro de vida e procure mantê-lo elevado, acima de você, de maneira que possa manter a cabeça erguida para observá-lo.
Faça isto ao lado de seu filho pequeno, brinque nas escolas, nas creches.
Seja forte. Mantenha seu balão elevado desde cedo.
Por que fazemos murchar o balão das pessoas ao nosso lado? Quase sempre é nas famílias que matamos os sonhos dos nossos filhos e filhas. Quando eles vêm com uma ideia nova procuramos tirar-lhes da cabeça, dizendo-lhes frases do tipo: – deixe isto de lado, – isto é bobagem, – não vai dar certo nunca, – tire isso da cabeça.
Dizemos tudo isto sem compreender que estamos fazendo murchar o balão dos nossos filhos. E não tem pessoa mais chata que o bola murcha, sem vontade, sem tesão pela vida, que vive sempre se rastejando. Este será furado cedo e seu gás pela vida se dispersará.
Perdemos a turgescência dos tecidos e fazemos secar os ramos suculentos da nossa alegria, como se fossemos uma planta que murcha pela falta d’água.
Ao fazermos isto com uma planta tenra a possibilidade dela se recuperar é quase nula.
Da mesma forma, quando desestimulamos uma pessoa nova, uma criança, um adolescente os estragos causados em sua personalidade podem ser até irreversíveis.
Pais irresponsáveis ou frouxos fazem isto com facilidade, não se preocupando com os reflexos que isto poderá ter para a sua vida futura.
A vida é uma brincadeira na qual precisamos manter o balão elevado. As pessoas precisam aprender desde cedo a manterem o seu balão elevado.
Transformando vidas através de palestras inspiradoras e conhecimento aplicado em Bitcoin Trader AI cooperativismo, agricultura, família, educação, gestão pública e longevidade.
© 2025 Ainor Lotério. Todos os direitos reservados.