1. Não acredite que ela seja a responsável por tudo em sua vida particular, pois “para tudo tem um limite”. Assim você evitará que a crise econômica mundial crie uma crise pessoal e até familiar.
2. Leia mais sobre crises e peça conselhos a pessoas que passaram por outras crises em outros tempos. Você verá que as crises se sucedem, mas trazem em seu bojo a necessidade de muita reflexão para não tomar uma atitude impensada. Procure saber quem a fez nascer? Onde ela está?
3. Observe que as dificuldades de envergadura mundial, como esta econômica desencadeada nos EUA, tem capacidade para atingir todas as pessoas e seus negócios, inclusive você.
4. Calcule bem os seus sonhos e dimensione suas oposições ou dificuldades para sair da crise. Tudo é possível àquele que crê, inclusive reconhecer seus limites.
5. Quando for tratar de um empreendimento ou negócio com outra pessoa, lembre-se que aqueles que não são atingidos diretamente pela crise começam, normalmente, a utilizá-la como álibi para justificar o descumprimento de compromissos e acordos.
6. Compreenda que a idade moderna contemporânea que estamos vivendo á um tempo histórico em aberto, onde cada um tem a possibilidade de alardear mais ou menos suas crises.
7. Os problemas e transformações de um mundo globalizado fizeram desta época, conforme apontado pelo historiador Eric J. Hobsbawn, um século “breve”. Por isso, não se preocupe, toda crise passa um dia, e quem souber adquirir resistência na sua passagem estará mais forte quando ela passar e outra chegar.
8. É possível criar na crise, mas o melhor é não passar por crises, tipo aquelas do casamento, financeiras, ambiental, etc.
9. Tome cuidado para não entrar em crise financeira pessoa. A crise econômica mundial pode aumentar a incidência de suicídio e enfermidades mentais entre as pessoas que enfrentam a perda de sua moradia ou meio de subsistência, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS). No entanto, se você se sentir envolvido por uma não desanime, encontre meios e auxílios para sair dela.
10. Questione todo o tipo de crise, seja ela de âmbito familiar, empresarial, mundial.
Pergunte a você mesmo: será que há crise real ou é uma invenção a mais do mercado/sociedade para alguém tirar proveito? Quem diz que se ganha com a crise são aqueles que a criaram ou aqueles que encontram saídas, vendo nela uma oportunidade?
11. Procure entender até que ponto você e seus negócios estão enquadrados na crise que está sendo vivida, para saber se poderá tirar proveito dela?
12. Na vida, dizia um agricultor, “ou se tira da terra e da água, ou se tira de alguém”. Quando você compra uma casa por um valor (ex., R$ 200.000,00) e a vende em seguida por R$300.000,00, você “tirou” de alguém (o comprador) R$100.000,00. Ao passo que, se você produzir alimentos no valor de R$300.000,00, você só tirou da terra e da água, com o “suor do seu rosto”. É claro que esta é uma explicação simplista, mas serve para compreender a diferença que há entre a usura financeira e a produção real
de bens e serviços, entre grão e bolha.