Durante todo o dia um grupo de 40 (quarenta) mulheres cooperativistas permaneceram na AFUC-Associação dos Funcionários da Cerbranorte recebendo conhecimentos s obre o módulo Doutrina e Educação Cooperativista, conforme o Programa Mulheres Cooperativistas do Sistema OCESC-SESCOOP-SC. Foi na CERBRANORTE (Cooperativa de Eletrificação Rural de Braço do Norte–SC).
O objetivo foi levar educação cooperativista como forma de edificação humana e dos objetivos do empreendimento com valores e princípios, ou seja, cuidando das vigas e alicerces da Casa Cooperativa Cerbranorte. E nada melhor do que confiar essa tarefa também às mulheres.
O Programa Mulheres Cooperativistas do Sistema Ocesc/Sescoop-SC é destinado a cooperadas, esposas, filhas de cooperados e colaboradoras de cooperativas de qualquer ramo de atividade do cooperativismo do Estado de Santa Catarina. Objetiva oferecer capacitação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas.
Por isso a temática versou sobre a origem histórica, desenvolvimento, evolução, vocação e dimensões do papel estratégico da aprendizagem no cooperativismo atual.
“Precisamos revisitar ou FAZER MEMÓRIA DA HISTÓRIA DE SURGIMENTO E DO SUCESSO (entremeado de alguns fracassos, por conta da NÃO APLICAÇÃO DOS VALORES E PRINCÍPIOS e MUITO MENOS pela NÃO APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO ATUAL) do COOPERATIVISMO”.
.
A educação pode ser entendida como uma ação cooperativa. Isso significa dizer que, vista a aprendizagem como um processo cooperativo de descoberta do conhecimento, este só ocorre como resultado de uma socialização, uma construção coletiva.
O Cooperativismo se inicia na consciência de cada um e passa como um ideal para o grupo que se está (seja na família, na empresa ou em qualquer lugar). Por esse motivo, é fundamental que o(a)s associada(o)s aprenda m mais sobre essa doutrina, ou seja, em muitos casos há a necessidade de uma iniciação ao cooperativismo.
GALERIA DE VÍDEOS DO EVENTO