Palestra proferida no encontro da Comunidade Rural de Campinas, interior de Bocaina do Sul-SC, onde famílias de agricultores familiares estão envolvidas no projeto SC RURAL, uma política pública de desenvolvimento local sustentável, com geração de renda aos moradores. O SC RURAL é semelhante ao Projeto Microbacias, desenvolvido nas edições 1 e 2 no Estado de Santa Catarina, nos quais tivemos a oportunidade de atuar como extensionista.
Procurou-se levar aos participantes do evento (um curso de um dia, em que proferimos a parte final) o “espírito mosqueteiro=um por todos e todos por um”, pois advem dele a preocupação com o outro e o bem estar comunitário. A idéa da formação de uma cooperativa para comercializar a produção de todos os associados. Em tempos de muita individualidade esta é uma grande estratégia, uma inteligência de convívio e empreendorismo social. O respeito ao meio ambiente e ao vizinho, criando um ambiente harmônico, onde todos gostem de viver.
São maneiras de trabalhar adotadas há algum tempo pelo serviço de extensão rural em terras catarinenses, as quais colocaram o Estado muito bem no cenário nacional: o primeiro colocado em número proporcional de agricultores familiares, ótimos índices de produtividade e qualidade do que é produzido, além de um espírito cooperativo bem presente em todo o seu território.Cooperação, parceria, solidariedade e ajuda mútua na comunidade.
Mais informações e referências com: Lilian Rodrigues/Epagri: embocainadosul@epagri.sc.gov.br; (49)3228-0140; lilian@epagri.sc.gov.br;