Motivação esportiva (muito além da bola)

Motivação em futebol – Treinamento psicológico e técnicas
para a melhora da motivação de atletas.

Experiência realizada momentos anteriores da entrada do
Camboriú Futebol Clube, um time da primeira divisão do Campeionato Catarinense, para enfrentar um time acostumado a ser Campeão Catarinense, o (JEC)Joinville Esporte Clube. O time trouxe reforços, mudou o esquema de jogo e inclusive procurou modificar o pensamento dos jogadores, que haviam perdido três partidas seguidas. Por isso, inovou em termo de motivação, trazendo para fazer motivar os jogadores o palestrante Ainor Lotério.

O Presidente do Clube, Sr. Henrique Coppi, ficou satisfeito com o trabalho, que somou com os demais esforços em prol da obtenção de resultados positivos. Para ele “é necessário motivar os jogadores, para que eles encarem qualqeur time de igual para igual, pois temos um bom plantel, apenas estamos passando por um momento difícil. Conhecemos o ótimo trabalho de motivação humana, as palestras do Ainor Lotério, e por isso resolvemos convidá-lo para motivar nossos jogadores!”
A preleção motivacional foi proferida após as orientações do téncico Claudiomir Sturion, fazendo com que os jogadores entrassem no campo no ritmo do “eu vim, eu vi, eu lutei, eu venci!”.
Fiquei muito feliz em poder participar do processo e viver tão rica experiência. Não fui responsável por nada, mas acho que tenho liga com esse negócio de motivar jogadores de futebol. Só participando de um momento tenso como o que antecede a partica, especialmente quando lá no gramado nos está esperando um time forte e vencedor. Veja as manchetes publicadas após a partida:
-“Fora de casa, JEC (Joinville Esporte Clube) perde para o Camboriú“;
-“De virada, Camboriú vence o Joinville e conquista a primeira vitória“.

“Nós vamos vencer a partida. Isso é muito mais do que apenas nos sentirmos vitoriosos. Vitoroso é aquele time pequeno que enfrenta um time grande e sai do campo com um empate, ou uma derrota por apenas 1×0. O que nós queremos é vencer esta partida e assim pensaremos apartir do momento em que pisarmos no gramado!” (palavras do Palestrante Ainor, gravadas pela comissão técnica do clube).
“Onde eles são fracos é onde nós temos de ser fortes e  onde eles são fortes é onde nós temos de ser ainda mais fortes”.
Perguntamos aos jogadores:
-Deus é justo e dá a cada um o mesmo que dá a outros?
-Disseram eles: Sim!
-Então porque é que um é maior e outro menor?
Respondendo, dissemos: Bem, o importante é que a determinação e a vontade de vencer Ele dá para cada um igualmente. Cada um pode se superar pela essência e não apenas pela aparência.
MUITO ALÉM DE UMA BOLA:
A bola não é só ela, é o que está a frente dela
É o que ela representa e vai disso, muito além
É a pequena esfera representante da esfera maior (mundo),
Escolhida como instrumento de emoções, sonhos e sentimentos.
Ela é monumento de euforia, frustração, entusiasmo e alegria.
Ela chama para si, toda atenção de uma multidão, ela é concentração, e devoção.

>>Leia a mensagem competa

×