Palestra – “AGRO 4.0 E A SUA IMPORTÂNCIA PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL JUNTO AS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS” – III ENCONTRO DE ATER DAS COOPERATIVAS
O III ENCONTRO DE ATER DAS COOPERATIVAS BAIANAS teve como objetivo destacar a importância e o papel do profissional de assistência técnica na gestão da propriedade rural, auxiliando não só a área técnica de produção, mas, também, na área econômica, tecnológica e social.
Além disso, teve a intenção de proporcionar aos profissionais o alinhamento sobre o cooperativismo, para que sejam interlocutores entre a cooperativa e os cooperados, bem como avançar em temas relevantes como o Agro 4.0 e o ATEG-Assistência Técnica e Gerencial, como é entendida modernamente a versão da antiga ATER-Assistência Técnica e Extensão Rural, mas que “pretendia fazer o mesmo serviço” na visão do professor, engenheiro agrônomo e extensionista, um dos palestrantes do encontro, Ainor Francisco Lotério, o qual abordou o tema “AGRO 4.0 E A SUA IMPORTÂNCIA PARA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL JUNTO AS COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS”.
Esse tema já fora abordado por Ainor Lotério no VII Seminário Regional do Arroz Irrigado, realizado em Massaranduba – SC,
Esse evento esteve alinhado aos objetivos estratégicos de disseminar conhecimentos em prol do cooperativismo (seus princípios e valores) e de apoiar as cooperativas na sua inserção em mercados, atingindo de modo mais assertivo os objetivos dos associados.
O público alvo foi integrado por Cooperativas Agropecuárias (do agronegócio e da agricultura familiar) profissionais de assistência técnica, produtores rurais, empresas privadas, instituições públicas e demais interessados no tema.
A abertura do encontro, realizado de modo virtual, contou com a participação do Presidente do Sistema OCEB-Organização das Cooperativas da Bahia e Representante do Ramo Agropecuário, Jaymilton Gusmão
Participaram do debate: Ricardo Khouri, produtor rural, diretor nacional da OCB e o presidente do Sistema OCB/TO e da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA)
O tema ATEG – Novo modelo de assistência técnica e gerencial e seus benefícios para produtores, cooperativas e setor agropecuário – Palestrante: Gabriel Felipe Oliveira de Menezes: Gerente de Assistência Técnica e Gerencial e de Programas – SENAR/BA.
O agricultor contemporâneo é um profissional que deve se perceber vocacionado para estudar, entender e manejar:
-recursos naturais/sustentabilidade como um valor;
-pessoas (inteligência cooperativa);
-prepara-se para produzir cada vez mais e com menos terra;
-utilizar tecnologia moderna;
-manter-se bem informado e atualizado e ser um gestor.
“Se você não tem um plano para a sua propriedade, alguém terá pra você”
Necessário se faz, em face das novas tecnologias e do ritmo forte das mudanças responder com dinamismo às três perguntas seguintes: Onde está agora? Onde quer chegar? Como chegará até lá?
Após essas indagações então segue-se o planejamento com base nos seguintes pontos, que os apresentamos aqui apenas a título de preocupação inicial, pois há muito mais a se fazer num mundo onde o Agro 4.0 nos municia de dados precisos e globais.
1.Traçar os rumos
2.Definir os objetivos
3.Maximizar o potencial produtivo
4.Adaptação às tendências e mudanças mercadológicas
5.Otimizar processos e recursos
6.Prever eventuais desafios e/ou problemas que possam surgir.