O perdão é um remédio para a alma e todo o corpo individual e familiar, levando-nos a reparar e retomar relacionamentos.
Quantas vezes já ouvimos a palavra perdão e não damos a devida atenção à intensidade que ela tem e merece? Do simples pedido de desculpas por ofensas simples no dia a dia, às situações mais complicadas e difíceis que enfrentamos. Perdoar e pedir perdão nem sempre são tarefas fáceis de serem praticadas, mas são necessárias para se viver maneira leve os nossos relacionamentos.

Deus tem compaixão e misericórdia de nós e nos perdoa por todas as nossas falhas, porém coloca como condição que perdoemos uns aos outros, pois “o perdão de Deus para os nossos pecados não conhece limites” (São Francisco de Assis).
O esforço em perdoar é uma resposta concreta a quem ofendemos ou que nos tenha ofendido e, ao mesmo tempo, uma mensagem direta ao nosso Pai, o Deus Altíssimo de que estamos nos tornarmos pessoas melhores em nossas famílias, trabalho e sociedade.
“O cristão não tem autoridade para perdoar pecados, mas tem a missão de conduzir pessoas a Jesus para que recebem o perdão dos seus pecados”.
1.Quem precisa de perdão? (Rm 3,23)
2.Por que perdoar? (Lc 7, 47; Mt 7,2; Lc 15, 111-32)
3.Quais as vantagens de quem pede perdão? (Mt 5, 24-25).
4.Porque o perdão cura? (Tg 5,16).
1.Esquecer algo ruim que alguém disse ou fez, sem fingir que ocorreu.
2.“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.” (Cl 3, 13).




Transformando vidas através de palestras inspiradoras e conhecimento aplicado em cooperativismo, agricultura, família, educação, gestão pública e longevidade.
© 2025 Ainor Lotério. Todos os direitos reservados.