Em tempos de mudanças de toda a ordem, tanto social quando ambiental, bem saber conduzir pessoas no rumo da sustentabilidade da vida é fundamental.
Cada vez mais sentimos a preponderante importância do papel da liderança no mundo atual, de modo que cada entidade seja bem dirigida em sua missão estratégica.
Foi com esse intuito que proferimos a Palestra ““LIDERANÇA POSITIVA, VIDA EM EQUIPE E QUALIDADE DA AÇÃO” na sede da APREMAVI (Centro Ambiental localizado junto a um Viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica), em Atalanta-SC/Brasil, quando a equipe fez uma avaliação dos trabalhos até o presente momento e delineou seu planejamento estratégico para o ano seguinte.
Evocando tópicos relacionados à motivação da Equipe, como aqueles que estão ligados em atos solidários, responsáveis, participantes, cooperadores, coparticipantes, corresponsáveis, o professor Ainor Francisco Lotério, que é engenheiro agrônomo e mestre em gestão de políticas públicas, com foco em instituições, cultura e sustentabilidade encantou o “Time Apremavi” com sua dinâmica e consistente palestra.
VOCÊ PODE VERIFICAR NOS VÍDEOS E FOTOS DO EVENTO A ESTÉTICA DA PAISAGEM NATURAL E DA RECUPERAÇÃO REALIZADA NO ENTORNO DA ENTIDADE, BEM COMO ENTENDER MELHOR A RAIZ DESSE TRABALHO PARA A VIDA DE QUALIDADE DA HUMANIDADE.
A Equipe precisa estar profundamente consciente da razão de existir da entidade em que trabalham, no caso a APREMAVI – Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida) https://apremavi.org.br/institucional/#quemsomos , que é “defender, preservar e recuperar o meio ambiente e os valores culturais, buscando a sustentabilidade em todas as dimensões e a melhoria da qualidade de vida na Mata Atlântica e outros biomas”, comenta Ainor.
Lembrou também, fazendo uma associação com os princípios cooperativistas, da necessidade de se atuar com base em princípios que fortalecem o trabalho da Equipe, geram compromisso e produzem resultados positivos, como:
1º – ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE
2º – GESTÃO DEMOCRÁTICA
3º – PARTICIPAÇÃO EFETIVA
4º – AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
5º – EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO
6º – INTERCOOPERAÇÃO TERRITORIAL E VERTICAL.
7º – INTERESSE PELA COMUNIDADE
8º- RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (INCLUSÃO, BIODIVERSIDADE).
“Verdadeiros colaboradores se esmeram em agir de acordo com os princípios e valores da corporação, fortalecendo a sua essência. E, para que os resultados cheguem é necessário que cada um exija muito de si antes de exigires dos outros. Assim se evita muitos aborrecimentos e se tem mais sucesso na arte de liderar pessoas”, diz o Prof. Ainor Lotério.