logo ainor site

Palestra: “Motivação e Sensibilização para a Longevidade Humana” (3º ENAB – Encontro Nacional dos Aposentados do Banrisul).

YouTube player
A “MOTIVAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO PARA A LONGEVIDADE HUMANA” se faz necessária especialmente nesse tempo de desisolamento, pós-pandemia, pois os idosos muito sofreram com esse drama de saúde pública, uma vez que são pertencentes a uma faixa etária bem vulnerável em termos de saúde pública.
No viés desse tema, também foi contemplada a alegria de viver e a sabedoria de envelhecer. Os mais velhos devem apresentar à sociedade sua visão positiva do envelhecimento, de modo que os jovens fiquem motivados ao envelhecimento saudável. Assim, propomos um certo protagonismo e envelhecimento ativo no mundo atual, mudando atitudes negativas a respeito do envelhecimento, fazendo cessar a visão da “idade do condor” (dor aqui, dor ali, esquecimento e abandono) para um leque de atitudes comportamentais positivas na terceira idade.

“O fato é que a longevidade deve ser encarada como uma busca ativa da felicidade e não de uma visão mórbida relativa ao final da vida. Como fazer isso?”

Vejamos as proposições colocadas no texto abaixo, bem como as cenas (fotos e vídeos) que traduzem e explicitam os postulados simples aqui defendidos pelo Prof. Ainor Francisco Lotério, um defensor e ser vivente da terceira-idade, uma vez que passou dos sessenta anos de idade.

YouTube player

YouTube player

O CONTEÚDO COMENTADO E BÁSICO LEVADO NA PALESTRA:

– Conceito positivo e ativo de envelhecimento, orientado ao desenvolvimento (consciência coletiva para investir e valorizar).
– Motivação para a alegria (enquanto contentamento produtivo) de viver todas as idades, dizendo ao mundo que viver vale a pena (“os testados e aprovados”).
– Valorização da jornada, homenagem pelo legado e motivação humana intrínseca e extrínseca: não se pode ser novo fisicamente o tempo todo, mas se pode estimular todas as gerações a bem viver sempre.
– Assistência, autorrealização e dignidade humana: o valor da tradição, da atualização e da compreensão da jornada da vida nos tempos atuais.
– Motivando reflexivamente sobre as saídas físicas, culturais, educativas e inclusivas com vistas à longevidade humana com vida de qualidade.
– Reflexão sobre a vida, levando em conta o que há de mais valioso, a verdadeira alegria. Isto é, a alegria de uma existência que fale ao mundo que viver vale a pena.
– Abordagem sucinta sobre o eterismo (discriminação, o preconceito e a aversão contra pessoas por conta de sua idade avançada).
– Dinâmicas de interação, musicalização e resgate cultural das épocas vividas, considerando as pontas da vida (o viver cultural e musical contendo as lembranças e experiências da infância ao envelhecimento.
– Ciclomotivação: a motivação associada ao equilíbrio, atividade, direção, retórica e interação simultânea com a plateia.

Galeria de fotos do evento

×