Palestra “PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS DO COOPERATIVISMO RAMO AGRO”/WORKSHOP INTERCOOP/Ji Paraná-RO
“Na palestra tratamos das mudanças rápidas na agricultura dos tempos atuais promovam inovações necessárias. Por outro lado, a agricultura não é um setor de tendências, mas uma certeza que atende às necessidades do mercado consumidor de alimentos em suas tendências e oportunidades” diz o Engenheiro agrônomo Ainor Lotério.
O evento promovido pelo Sistema OCB/SESCOOP-RO ocorreu em Ji-Paraná-RO com a presença de cooperativas do ramo agropecuário e leite e visou estimular o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridas as cooperativas e o crescimento do país.
QUANDO FALAMOS EM TENDÊNCIA DO AGRO DEVEMOS PENSAR EM CAMINHO POSSÍVEL, INCLINAÇÃO, VOCAÇÃO, chamado mercadológico para a missão de trabalhar a terra (recursos naturais e meio ambiente) em favor da produção de alimentos para todos (campo e cidade).
Também foi abordado noutro momento por Rodolfo Jordão – Sescoop Nacional, o tema “Ações e Desenvolvimentos do Ramo no âmbito nacional”.
A programação ainda contou com “Construção de Planos de Ação do Ramo”, através da mediação de Marcio Heleno, especialista e instrutor em cooperativismo.
A intercooperação vertical acontece com a parceria entre cooperativas de um mesmo ramo, criando centrais ou federações. Isso permite que as cooperativas ganhem escala nas compras ou compartilhem estruturas de transporte, comercialização, armazenamento assistência técnica etc., com a possibilidade de alcançarem novos mercados, dentro e fora do país. Outro ponto importante é que os custos caem e os ganhos ou sobras são naturalmente (por força de estatuto e legislação) repassados aos associados de cada cooperativa. Em resumo: as cooperativas compartilham competências e otimizam seus recursos.
A intercooperação é um dos sete princípios do cooperativismo e é fundamental para o fortalecimento do sistema, pois leva uma cooperativa a ser cooperadora da outra e mutuamente continuarem agindo assim. Isso quer dizer que cooperativa não pode competir com cooperativa, seja ela de que ramo for.
O conceito da intercooperação envolve a parceria entre cooperativas locais, regionais, nacionais e mesmo internacionais, que podem ser ou não do mesmo ramo. Dessa forma, elas substituem o que poderia ser a concorrência pela cooperação, na mão oposta do capitalismo tradicional. E, ao, o que se traduz em melhores resultados para seus associados.