1. Apresentação
O Projeto AVEH é um projeto que visa festejar a vida, valorizar, desenvolver talentos e potencialidades humanas. O AVEH (Alegria de Viver e Excelência Humana) parte do princípio de que uma vida sem alegria e sem a busca da excelência é uma vida sem significado. Uma vida com AVEH é aquela em que a pessoa se transforma em agente da própria caminhada, na família, na empresa, na atividade autônoma, ou em qualquer meio social específico.
O ser humano é o centro de tudo; é a essência de qualquer negócio,atividade ou empreendimento; é a “única riqueza plenamente verdadeira da face da terra”. Jamais o progresso tecnológico (informatização, globalização, entre outros) irá suprimir a participação humana, mas, sim, reforçar a sua essencialidade.
Amor, amizade, agente da própria vida… vida, vontade, valor, vitória…
Toda energia positiva que há na pessoa deve ser canalizada para a própria felicidade e daqueles que estão em seu círculo de convívio, objetivando ocrescimento integral.
Atingir o progresso interior e, posteriormente, externá-lo no campo de ação infinito do ser senciente (que sente, que tem sensações, que é sensível) chamado homem, com espaços para sensações positivas e transformadoras.
O Projeto AVEH se planifica em nossos sonhos, nossos ideais, nosso planejamento pessoal empreendedor, seja no mundo empresarial, comunitário ou no diário das realizações humanas.
Isto se dá com o equilíbrio permanente entre o prazer de existir (considerando-se que, em primeiro plano, pertencemos ao reino animal, assim como os demais “bichos”) e a alegria de viver. Concebemos que, só após essa singela consciência, fica-nos aberto o caminho pleno da realização pessoal em todos os níveis, rumo á excelência humana. Não é uma simples proposta de auto-ajuda ou jogo de palavras fáceis e de impacto, mas a viabilização do autodomínio, da auto-imagem, da autocoragem, enfim, a auto-ativação da inteligência para o sucesso.
Objetivo
O grande objetivo do Projeto AVEH é a motivação para o autoconhecimento, conhecimento do próximo, do mercado e da sociedade, buscando, progressivamente, uma interação eficaz em seu conviver. É o caminhar centrado no conhecimento e na aprendizagem constante, tendo sempre presente a alegria de viver. É um projeto de sustentabilidade humana, com vistas à superação de dificuldades e misérias da vida, sem perder de vista a busca da realização pessoal e profissional.
A qualidade essencial de todos os projetos e empreendimentos existentes no mundo repousa sobre o ser humano.
Permeando a qualidade total, tão propalada atualmente, está a excelência humana, criando, motivando, movimentando, trabalhando, ativando máquinas, planejando e convivendo.
O Princípio Básico do Projeto AVEH:
O princípio norteador, ou seja, a tese que se levanta e se sustenta compesquisas e exemplos, é a de que a alegria de viver deve surgir de um sentimento básico e de um decreto, uma decisão ou lei mental pessoal.
A pessoa não pode esperar que todos os seus problemas básicos terminem para, a partir daí começar a ter alegria e excelência em suas realizações.
Nós somos o agente excelente da nossa alegria e devemos preferí-la a ficar vivendo angustiado e ansioso, ora pelo medo, ora pela incapacidade frente aos inúmeros percalços que o dia a dia nos impõe.
O que precisamos, à medida que vamos vivendo, é adquirir ainda mais razões para desfrutarmos do prazer de existir, apegando-nos à vida, apreciando-a sob todos os ângulos, saboreando-a, multiplicando-a, cantando-a continuamente. Viver é “um barato”.
A alegria de viver é uma dessas coisas que não podemos prescindir. É tão fundamental quanto o amor, o ar que respiramos, a água que bebemos ou o alimento que ingerimos.
Temperado ou não, o alimento é consumido por quem tem realmente fome.
Todavia, se o alimento for temperado a gosto, apetitosa fica a refeição.
Assim é a vida vivida com o tempero da motivadora boa vontade.
Frutos que serão gerados.
Os frutos que se pretende que surjam na árvore do Projeto AVEH são a maturidade, o equilíbrio e motivações elevadas, para termos uma vida boa e longa. As pessoas serão motivadas para utilizarem seus talentos com inteligência, em busca da excelência.
De outra parte, o mundo está mudando da ênfase na administração fria da qualidade total, tecnologicamente impulsionada, para a ênfase na liderança de qualidade total, com motivação pessoal enfocada como fator de produção, casando o lado técnico-profissional com o calor humano.
O indivíduo é agora mais importante nessa equação.
Assim, o administrador bem-sucedido tem que ser um líder, motivado e alegre. Saber comunicar-se e estimular os que com ele convivem. O trabalho em equipe tornou-se fundamental.
O resultado certamente se traduzirá em sucesso para a empresa e sucesso pessoal aos empregados.
A administração tradicional morreu! Hoje, as empresas requerem gestores que liderem pessoas e processos com entusiasmo. O mesmo acontece nas instituições educacionais, nas igrejas e nos mais diversos empreendimentos. Onde a gestão feita com trabalho, amor e bom humor produzem ótimos resultados trazendo uma sensação profunda de alegria de viver que toma o ambiente.
Organizar um pequeno grupo de trabalho, infundir energia no pessoal de apoio do escritório, manter a família contente em casa, interagir bem com a comunidade, são linhas de frente de uma liderança de sucesso.