O Professor e Palestrante do Cooperativismo, Ainor Francisco Lotério, esteve desenvolvendo o tema “Juventude no Campo, Semente de Sucessão – Cooperativismo e Pensamento Jovem” no Projeto Novos Sucessores do Agronegócio, promovido pela equipe técnica Cooperativa Agropecuária de Água Santa. Ele está fundamentado em capacitação, planejamento, gestão eficaz, geração de renda e resultados positivos. No entanto, o que o notabiliza é a fundamentação e a realização com base em princípios e valores cooperativistas.
Confira mais vídeos desse evento > Vídeos do Projeto Novos Sucessores do Agronegócio
Os jovens precisam saber o quanto as atividades do agro, tão comuns ao seu dia a dia, podem gerar renda, lucratividade e vida de qualidade, conforme também preconiza o “GERAÇÃO JOVEM” do Sistema Ocergs/Sescoop-RS. Além disso, a boa relação construída na família e esta com a cooperativa, podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento dos novos sucessores do agronegócio. No link a seguir você pode assistir a um vídeo dda chegada dos jovens em seu primeiro dia do curso > Trabalhos em grupo sobre Sucessão Rural.
Veja também
– Geração Cooperação – Sescoop/RS
– Programa Aprendiz Cooperativo
De acordo com a Equipe da COASA, através da Coordenadora do Projeto, Engª Agrônoma Naiana Mello, este curso visa promover jovens lideranças empreendedoras do agronegócio (verdadeiras sementes de sucessores) por meio da sua exposição a análises e estudos que mostrem o quanto as atividades do agro, tão comuns ao seu dia a dia, podem gerar renda, lucratividade e vida de qualidade, bem como a boa relação construída por sua família com a cooperativa pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da propriedade agrícola familiar.
Veja também
– Outros temas de palestras trabalhados ao lado da Coasa
Orildo Belegante, Presidente da COASA, fala no vídeo ao lado sobre os objetivos do projeto. No texto a seguir um resumo do mesmo, de acordo com o que foi concebido pela equipe técnica e cooperadores, onde a respeito do fortalecimento e a potencialização das competências dos participantes no desenvolvimento de seus dons, talentos e habilidades de lideranças nos empreendimentos do agronegócio, por seu exercício prático e efetivo na elaboração e implantação de projetos de investimentos associativos.
A atividade do agronegócio requer gestão profissional e investimentos produtivos no campo. Dessa forma, o curso visa preparar não apenas os jovens cooperados e filhos de cooperados, mas também seus familiares para pensarem uma agricultura jovem, que modo que possam estar a frente de suas empresas, com uma visão atual da atividade rural, gerindo bem seus negócios no contexto de uma economia moderna e dinâmica.
Para o Prof. Ainor Francisco Lotério, que foi extensionista de juventude rural e coordenador de vários projetos dessa natureza (ver currículo e experiências), “uma geração deve preparar o caminho por onde a outra vai passar, pois quem acredita no futuro faz sucessão no presente. É da essência da propriedade rural, por se tratar de um empreendimento de pessoas e recursos naturais, necessitar que sucessores e legatários sejam preparados, de modo a estruturar uma excelência para os novos caminhos que o agronegócio (e sociedade atual) está desenhando.”
Como o surgimento de novos sucessores para o agronegócios não se dará por acaso, mas fruto de planejamento e organização, nada melhor que isso seja conduzido e apoiado por uma cooperativa. Segundo o professor Ainor, “conscientizar os jovens sobre a importância da agricultura e do cooperativismo na formação profissional, no desenvolvimento humano, intelectual e cultural da liderança jovem e na geração de resultados para a propriedade e para a comunidade.”
Mais informações: Naiana Mello (54) 9 9119 7296 | (54) 3348 1153; Sr. Orildo Germano Belegante (Presidente da COASA).
Seiva DG (47) 3365 0264 | Whats app (47) 9 9976 4211.