O Potencial da Alegria no Ser Humano.
Todos nós temos um potencial suficiente e necessário para sermos alegres todos os dias, basta criar essa convicção pessoal, dar manutenção e difundíla.
Descobrir o valor da vida humana no existir (reino animal), no pensar, no sentir, no aprender, no compreender, no comprometer-se a defender a vida humana (qualquer vida) com alegria, requer que estruturemos bem nossa existência.
Afinal, o que há de mais importante que a vida? E o que é a busca da felicidade senão uma sensação profunda de alegria de viver com excelência.
Então, pergunte-se: vale a pena viver? E, com base numa convicção desenvolvida, responda: com alegria, sim!
Enfeitar-se e falar de alegria ao nosso interior, ao outro, em casa, na praça, na empresa, no clube, no rádio, na TV, no trabalho, enfim, em tudo provoca mudanças definitivas de comportamento para melhor.
As preocupações, as angústias, a falta de amor, a supressão do diálogo, a superficialidade dos contatos, o anonimato, a impessoalidade, o isolamento, a falta de encontros amigos e gratuitos, a escassez de sorrisos, a falta de excelência humana interior, entre outros fatores, levam as pessoas ao enjôo, a náusea de viver.
A alegria se revela pelo contentamento, júbilo, prazer moral, acontecimento feliz, no sorriso com sotaque universal, sendo o antídoto primordial para a tristeza, angústia e desgosto.
A prioridade número um é viver a vida (você existe).
Em um estado mental, contrariando dificuldades, felicidade é sentir-se bem consigo mesmo, com a humanidade, com o universo sentindo o Dom Supremo.
A alegria de viver é resultado do pensamento e de outros fatores externos, todavia, só depende de você tomar conhecimento, consciência e agir.
Ressentimentos, dissensões, ódio e frustrações abrem feridas interiores, que roubam o nosso contentamento e o júbilo com a vida, requerendo como antídoto uma forte e alegre reação do indivíduo.
Uma planta que faz crescer
A planta do projeto AVEH visa recolher alegremente, constantemente o que as experiências nos oferecem, valorizando a vida, o conhecimento e a visão do ser humano como um todo e não simplesmente o seu currículo.
Criar em nossa mente o mundo maravilhoso que desejamos e ir em frente, sorrindo e compartilhando com os outros os encantos da vida, e as belezas deste paraíso do nosso existir.
Em última análise, preconiza a aplicação prática, popular ou intelectualizada dos conhecimentos que a humanidade possui sistematizados a cerca da inteligência emocional, da programação neurolingüística, da liderança, autoajuda,psicologia, sociologia, amor, felicidade, prazer, enfocados na força suprema da alegria e da busca da excelência humana (conhecimento, aperfeiçoamento, desenvolvimento de habilidades, entre outros).
Histórico e Surgimento do Projeto AVEH
Em 1981, iniciou sua participação como comunicador na Radio Camboriú AM 1290, de Balneário Camboriú, com uma mensagem relacionada à agricultura, maricultura e meio ambiente.
Em 1989, na mesma emissora, iniciou um programa intitulado “Alegria de Viver”, como forma de extravasar sua imensa alegria de viver e alegrar os ouvintes do Litoral Catarinense. Caracterizado como uma mensagem de otimismo e vida, com abordagem de variados temas, centrado no valor essencial da alegria para o bem viver.
Até os dias de hoje, o referido programa existe, contando com grande audiência, surgindo inúmeras outras participações na mesma linha editorial, na televisão (canal aberto e a cabo), Rádio 99.7FM (Energia Positiva), de Balneário Camboriú e uma rede de 46 emissoras de rádio integradas ao Programa Panorama Agrícola da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
Em 1992, juntamente com sua esposa e um grupo de amigos, fundam a APAE Camboriú – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.
Em 1993, inspirados pela mensagem radiofônica matinal “Alegria de Viver” criam e oficializam a Escola Especial “Alegria de Viver”.
A razão do nome Escola Especial “Alegria de Viver”: Percebíamos que os portadores de necessidades especiais tinham uma profunda e irradiante alegria de viver. Apesar de não terem as condições físicas, sócioeconômicas e psíquicas das pessoas normais, eles sempre recebiam os seus colaboradores e visitantes com um imenso sorriso no rosto. Então, eu me perguntava, como podem ser tão felizes se não têm em perfeito estado as faculdades mentais e as condições físicas, para enfrentar as lutas da vida?
Mas a resposta vinha cada vez mais clara: quem tem alegria de viver contagia o ambiente; a alegria de viver é uma decisão pessoal, um decreto de cada ser humano.
Assim, uma outra questão se levantava: o que fazer para que a capacidade mental e física não sejam apenas “ferramentas para encrencas”, conforme podemos observar na grande maioria das pessoas (e seus relacionamentos)? Percebemos que a alegria de viver era uma essência do ser humano, que estava sendo sacrificada pelo ser não consciente da sua simplicidade. Dessa forma, a “alegria de viver a essência humana” é uma maneira de viver a plenitude do ser humano em qualquer empreendimento, pois ele é a única riqueza verdadeira na face da terra. Desse modo, os excepcionais (hoje conhecidos como portadores de necessidades especiais)
muito nos ensinam, especialmente a remover todo e qualquer tipo de preconceito.
Em 1999, inspirado pela mesma alegria de viver, cria o Método AVEH – Alegria de Viver a Essência Humana, iniciando um ciclo de palestras motivacionais, especialmente para motivar os voluntários, pais, dirigentes, empresários e dirigentes de órgãos públicos, no sentido de apoiarem o magnífico trabalho que vêm fazendo as APAE´s em Santa Catarina e no Brasil.
O trabalho “pegou fogo”, recebendo total apoio, especialmente por ser feito com convicção e paixão.
Hoje, minha esposa Ana Maria e eu somos “apaexonado” (pelas APAE´s). Já atingimos até a presente data mais de 120 mil pessoas, de todas as idades.
Em qualquer solicitação, primeiro faz-se um estudo detalhado dos objetivos do trabalho e do perfil do público-alvo.
São ministradas palestras-show, com improvisações, dinâmicas, anedotas adaptadas ao tema proposto, parábolas contemporâneas, músicas.
Palestras técnicas com visão alentadora e aspectos da motivação para a alegria de viver como fator de produção.
Em 2001 surge o Projeto AVEH, visando festejar a vida, valorizar e desenvolver talentos e potencialidades humanas.
O ser humano é o centro de tudo; é a essência de qualquer negócio, atividade ou empreendimento; é a “única riqueza plenamente verdadeira da face da terra”. Jamais o progresso tecnológico (informatização, globalização, entre outros) irá suprimir a participação humana, mas, sim, reforçar a sua essencialidade.
Toda energia positiva que há na pessoa deve ser canalizada para a própria felicidade e daqueles que estão em seu círculo de convívio, objetivando o crescimento integral.
Ainor Loterio
Confira outras publicações deste autor e fique por dentro dos próximos conteúdos.